A termografia é uma método de sensoreamento remoto que nos permite, por meio da radiação infravermelha naturalmente emitida pelos corpos,  obter uma imagem que representa a distribuição de calor em sua superfície. É utilizada para visualizar, detectar e registrar padrões térmicos e valores de temperatura de uma determinada superfície ou componente.
O conceito de termografia infravermelha é simples, todos os objetos acima do zero absoluto, ou zero Kelvin (-273,15°C) emitem radiação infravermelha. Enquanto a energia infravermelha é invisível ao olho humano, ela é detectável com uma câmera termográfica. Os dados de infravermelho obtidos podem ser observados em tempo real ou capturados por meio eletrônico para pós análise.
 
Uma câmera termica converte a radiação infravermelha em uma imagem que representa os padrões térmicos aparentes em toda a superfície do objeto a ser inspecionado. Após registradas, essas imagens são chamadas de termogramas. Uma vez capturada, as imagens térmicas e temperaturas associadas podem ser armazenadas para referência futura e análise. A termografia é ao mesmo tempo sem contato e não destrutiva, ela não necessita de interrupção na operação dos equipamentos inspecionados.
  
 
Porque fazer inspeção termográfica?
 
Em uma economia global, as empresas devem fornecer produtos de alta qualidade e de forma eficiente, com menos mão de obra e mantendo-se rentável. Muitas vezes, este requisito é acoplado com a perspectiva de realizar mais tarefas de manutenção com menos pessoal. Com estas exigências em mente, muitas empresas estão utilizando tecnologias de manutenção preditiva para ajudar a cumprir os seus objetivos. A termografia é uma das tecnologias não destrutivas que pode ajudar a fornecer melhorias substanciais em termos de desempenho, bem como enorme economia de gastos.
 
Há muitos usos para a termografia, manutenção preventiva, manutenção preditiva, monitoramento das condições, investigações forenses, investigação e desenvolvimento e garantia de qualidade, veterinária, médica, aeroespacial, entre outras áreas. A termografia pode ser aplicada a qualquer situação em que o conhecimento dos padrões térmicos através de uma dada superfície podem proporcionar dados significativos sobre uma estrutura, processo, objeto ou sistema. O uso da termografia atualmente é um campo em crescimento, onde novas aplicações estão sendo desenvolvidas.
 
 
Vantagens da inspeção termográfica
 
  • é uma técnica de inspeção sem contato e não invasiva, muito bem adequada como parte de um programa de manutenção preditiva;
  • é um método fácil, rápido e seguro para detectar com antecedência condições de falha;
  • inspeção que permite detectar anomalias térmicas precocemente;
  • a inspeção é realizada com os equipamentos em funcionamento sob carga normal de operação, sem necessidade de interferência na produção;
  • inspeção de sistemas elétricos energizados de difícil acesso;
  • redução de perdas de produção causadas por paradas não planejadas, aumentando a produtividade e lucratividade;
  • redução do tempo necessário para uma manutenção programada;
  • redução dos custos de manutenção e reparo;
  • aumento da vida útil do equipamento e maior tempo médio entre falhas;
  • maior confiabilidade e disponibilidade da planta.