Serviços de termografia

A Photons realiza a termografia com câmeras certificadas e devidamente calibradas pelo próprio fabricante das câmeras, além de utilizar profissionais treinados e certificados pelo ITC, órgão internacional de acreditação e formação de termografistas. Utiliza também normas nacionais e internacionais para elaboração dos relatórios que são entregues aos clientes.

  
Inspeção termográfica em Sistemas Elétricos
 
A detecção de defeitos e falhas em sistemas elétricos por termografia, baseia-se no surgimento de anomalias térmicas devido à restrição na passagem de corrente, condição anormal de carga, fugas de energia e indução de correntes em componentes não pertencentes ao sistema elétrico condutor.
 
As anomalias geradas são sempre aquecimentos, nos quais o calor gerado será transmitido a partir desse local, produzindo um gradiente térmico. Normalmente é possível acompanhar esse gradiente e apontar o local de origem do problema.
  
Inspeção termográfica em Sistemas Mecânicos
 
A detecção de defeitos e falhas em sistemas mecânicos por termografia, baseia-se no surgimento de anomalias térmicas devido à falha na lubrificação (excesso ou falta), desalinhamento de eixos, desbalanceamento, excesso de vibração, falha de rolamentos, excesso ou falta de tensão em correias, polias danificadas, entre outras falhas que quando presentes geram aquecimento nos componentes.
 
Assim como nos sistemas elétricos o calor gerado será transmitido a partir desse local, produzindo um gradiente térmico, e a partir desse gradiente podemos apontar o local de origem do problema, que nos permite, caso seja necessário, utilizar outras técnicas de monitoramentos (análise de vibração, ultrassom, shock pulse, análise de óleo e outras) para nos certificar qual a causa raiz do defeito.
  
Inspeção termográfica em Motores Elétricos
 
A termografia é utilizada de modo conjunto com outras técnicas preditivas (análise de vibração, ultrassom, shock pulse, análise elétrica), para a avaliação do estado operacional de motores elétricos. Os aquecimentos detectados com a utilização de sistemas infravermelhos são provocados por aumento da resistência elétrica (mau contato ou sobrecarga), atrito (falta de lubrificação), vibração, desalinhamento ou desbalanceamento. Por ser uma técnica dinâmica ela permite realizar a inspeção em um grande número de equipamentos em um curto espaço de tempo.
 
É importante ressaltar que as técnicas de manutenção preditiva operam complementarmente, muitas vezes, um componente pode ser retirado de operação por exceder os limites aceitáveis em uma determinada técnica e não exceder os valores de outra. Por esse motivo é importante conhecer as aplicações e limitações das de cada técnica, assim como os valores limite aceitáveis para cada componente de acordo com as especificações dos fabricantes e das normas vigentes.