Inspeção Termográfica em sistemas mecânicos
A detecção precoce e confiável de danos aos componentes relevantes do sistema de produção é essencial para garantir a sua segurança e confiabilidade. Isto significa que tempos de paradas dispendiosas podem ser evitadas. A geração de calor, especialmente a partir de componentes mecânicos, pode indicar um nível elevado de stress. A termografia mecânica é a técnica mais segura, não-intrusiva e mais eficiente para identificar falhas e superaquecimento em componentes mecânicos.
Uma inspeção termográfica fornece em instantes, e sem contato com o equipamento, a sua condição destacando componentes defeituosos, tais como rolamentos, motores, tubos de vapor, redutores, correias, polias, roletes, etc. É realizada de forma rápida, segura e sem interrupção de operação de máquinas. A informação coletada permite direcionar os recursos da manutenção onde são mais necessários.
O reparo de componentes mecânicos devem ser sempre o último recurso, isso porque os responsáveis pelo bom funcionamento e pela manutenção das plantas de produção, desejam evitar paradas e avarias na medida do possível.
Os sinais de desgaste nas máquinas muitas vezes tornam-se aparentes muito antes de um mau funcionamento, devido a um aumento na temperatura. As possíveis causas são fricção, ajuste incorreto, tolerâncias de componentes mecânicos ou falha na lubrificação. Com uma câmera termográfica, qualquer alteração suspeita pode ser vista imediatamente. A principal vantagem da medição de infravermelho em uma planta industrial é ser realizada sem contato e poder ser utilizada em todos equipamentos mecânicos durante seu funcionamento a uma distância segura.
A relação do custo benefício de uma inspeção é imediata pois permite evitar falhas de equipamentos e salvar centenas de horas de tempo perdido em teste de rotina em componentes.